82a. Divisão Aerotransportada - EUA

Pára-quedistas da 82a.Divisão  em atuação na Guerra do Golfo.Única formação de paraquedistas de tempo integral do Exército americano tem sua base em Fort Bragg, fazendo parte do XVIII Corpo Aerotransportado, juntamente com a 101a. Divisão (uma força de 18.000 homens transportada em helicópteros UH-60 Black Hawk). Sua tarefa principal é ocupar, a partir do ar, objetivos importantes no solo e mantê-los até que tropas convencionais de terra possam juntar-se a ela e liberá-la. A 82a. Divisão está na linha de frente da Força de Deslocamento Rápido dos EUA, com a prontidão de um batalhão completo que pode se deslocar em 18 horas e o restante da Brigada de Prontidão, com 4.000 homens, em 24 horas.

Conta com o apoio de centenas de aviões de transporte da US Air Force, entre eles C-5 Galaxy, C-17 Globemaster e C-130 Hércules. Há provisões (munições, víveres, água e combustível) suficientes para três dias em regime de combate e após este período é necessário o reaprovisionamento aéreo, efetuado através do lançamento de containers (sistema CDS) com capacidade unitária de 9.000 kg. A 82a.Divisão é composta por três brigadas, cada uma com três batalhões de paraquedistas, por um Comando de Apoio Divisional completo, três batalhões de artilharia com dezoito obuseiros cada e um batalhão de blindados, com 54 veículos que podem ser lançados do ar. A ala aérea da Divisão inclui 48 helicópteros de ataque AH-1S Cobra, 90 helicópteros UH-60 Black Hawk e 59 helicópteros de reconhecimento OH-58 Kiowa.

Pára-quedista da 82a.Divisão  com equipamento completo.Os soldados podem entrar direto nas forças aerotransportadas, mas passam por uma seleção rigorosa, treinamento intenso e curso de pára-quedismo, antes de se tornarem membros efetivos da 82a. Divisão. As três brigadas se revezam no treinamento por meio de um sistema de três ciclos semestrais. Dos mais altos aos mais baixos escalões, todos se submetem a um grande número de exercícios com o objetivo de manter a capacidade operacional no ponto mais afiado possível. A doutrina de emprego dessa tropa se baseia na Defesa Anti-tanque Aerotransportada (AAAD) e como força de intervenção rápida, necessitando de equipamentos leves que possam ser lançados do ar, apoio aéreo integral e de uma força de contra-ataque blindada.

Seus equipamentos incluem o míssil anti-tanque TOW, obuseiro leve M102 de 105 mm, o míssil anti-aéreo portátil Stinger, paraquedas direcionável MC1-1B, veículos blindados sobre rodas Stryker (baseado no blindado "Piranha III" da suíça Mowag), veículos leves Hummve, entre diversos outros de uso padrão do Exército americano. Os uniformes são os camuflados normais do Exército, com capacete de kevlar. As divisas e as insígnias de qualificação são usadas na manga esquerda, junto com a insígnia divisional "AA" (All American). A boina castanha e a inscrição "Airborne" identificam os soldados que servem nesta importante tropa de elite.





www.militarypower.com.br
Sua revista digital de assuntos militares