Gripen C - Suécia

Último de uma longa série de projetos suecos bem sucedidos , o Gripen é um dos mais avançados caças do mundo e combina uma impressionante polivalência com uma magnífica agilidade e excepcionais capacidades de pouso e decolagem em pistas curtas, tudo numa célula de dimensões muito reduzidas. Concebido a partir dos requisitos da Força Aérea Sueca, deveria ser um caça multipropósito, barato, com baixo custo de manutenção e operação, capaz de operar a partir de bases remotas e dispersas, com a mesma carga bélica de seus antecessores. O Gripen tornou-se o primeiro caça instável do mundo com estabilizadores canard e asa em delta, graças ao uso da instabilidade intrínseca controlada por avançado sistema fly-by-wire. Está equipado com o radar multimodo Ericsson PS-05/A com funções de busca e rastreamento de alvos múltiplos, navegação, mapeamento do terreno e ataque ao solo. Também possui um moderno computador de bordo para o controle de tiro, telas de cristal líquido coloridas e um head-up display (HUD) de amplo campo visual. Seu motor é o confiável turbo-fan GE F404 americano, produzido sob licença pela Volvo, que aumentou seu empuxo em 10%. O Gripen pode executar indistintamente missões de interceptação, ataque e reconhecimento, podendo para tanto utilizar uma extensa lista de armamentos, entre mísseis ar-ar, ar-solo, ar-superfície, de fabricação sueca ou não, todos perfeitamente integrados à aeronave. A Força Aérea Sueca encomendou cerca de 200 Gripen para substituir seus antigos Saab Viggen e já possui diversos esquadrões operacionais. Foi exportado para Hungria, República Tcheca, África do Sul e Tailândia e recentemente venceu licitações na Suíça e no Brasil, ambas com a versão mais recente, o Gripen NG, que possui mais de 3.500 novos componentes em relação ao caça que lhe deu origem.
No Brasil, o vencedor do Projeto FX, da FAB, será desenvolvido em conjunto com a Embraer e outras empresas nacionais e contará com o novo radar AESA ES-05 Raven, com uma turbina mais potente, a GE F414G com empuxo de 98 KN, alcance e raio de ação ampliados por sua maior capacidade de combustível e carga bélica de 6.000 kg em 10 pontos sob as asas e a fuselagem..

Usuários: Suécia, África do Sul, Hungria, República Tcheca, Tailândia, Suíça e Brasil.


Origem
Suécia
Dimensões
envergadura: 8,4 m / comprimento: 14,1 m / altura: 4,5 m
Velocidade
2.126 km/h
Raio de ação
600 km
Peso
12.473 kg (máximo, com carga bélica)
Motor
Turbina Volvo Flygmotor RM 12, de 80,5 KN de empuxo
Armamento
Canhão Mauser BK-27, de 27 mm e até 6.500 kg de carga bélica, incluindo mísseis ar-ar Sidewinder e AIM-120 AMRAAM, mísseis antinavio Rb-15 e mísseis ar-solo AGM-65 Maverick, entre outros.

 

                                 www.militarypower.com.br                                   eXTReMe Tracker
                       A sua revista de assuntos militares na internet