O
GRIPEN NG É O NOVO CAÇA
DA FAB - 18/12/2013: Um dia histórico
para a Força Aérea Brasileira. Por meio do
Programa F-X2, o Governo brasileiro confirmou a aquisição
do avião militar supersônico Gripen NG, caça
de última geração que atenderá
às necessidades operacionais da FAB para os próximos
30 anos e que faz parte do Programa de Articulação
e Equipamento da Defesa, da Estratégia Nacional de
Defesa, com vistas à defesa da Pátria. Hoje,
18 de dezembro de 2013, a Presidenta da República
anunciou a decisão de adquirir as aeronaves Gripen
NG, da empresa sueca SAAB, representando investimentos da
ordem de US$ 4,5 bilhões, em um cronograma que se
estenderá até 2023. A oferta vencedora engloba
o fornecimento de 36 (trinta e seis) aeronaves, logística
inicial, treinamento, simuladores de voo e projetos de transferência
de tecnologia e cooperação industrial. A próxima
fase do processo consiste nas negociações
para a materialização dos contratos de fornecimento
de bens, de serviços e os acordos de compensação.
ASSINATURA DO CONTRATO - 24/10/2014:
A
Força Aérea Brasileira assinou com a empresa
sueca SAAB o contrato para aquisição de 36
aviões de caça Gripen NG. A primeira aeronave
deverá ser entregue em 2019, e a última em
2024. A assinatura aconteceu na sexta-feira, dia 24, nas
instalações da COPAC, em Brasília.
O
contrato envolve o treinamento de pilotos e mecânicos
brasileiros na Suécia, apoio logístico e a
transferência de tecnologia para indústrias
brasileiras. O investimento total será de aproximadamente
US$ 5,4 bilhões. A diferença em relação
ao valor anunciado anteriormente deve-se às novas
exigências feitas pela FAB e à atualização
dos valores no período. A Embraer irá assumir
um papel de liderança na fabricação
local dos aviões, mas haverá também
a participação de outras empresas brasileiras,
como a AEL, Akaer, Atech e SBTA, possibilitando que 15 das
36 aeronaves sejam montadas no país. O Brasil também
participará do desenvolvimento do Gripen NG e será
responsável pelo desenvolvimento da versão
para dois pilotos. A encomenda brasileira envolve 28 unidades
monoplaces (para um piloto) e 8 biplaces (para dois tripulantes).
O desenvolvimento e produção do Gripen NG
possibilitará ainda a geração de milhares
de empregos diretos e indiretos no país.
ASSINATURA
DO CONTRATO DE FINANCIAMENTO - 25/08/2015: Os governos
do Brasil e da Suécia formalizaram hoje às
10h, em Londres, os contratos financeiros da compra de 36
caças supersônicos Gripen NG. O pacote inclui
ainda a aquisição do armamento das aeronaves.
A cerimônia foi na Embaixada do Brasil envolvendo
funcionários da agêncía sueca de crédito
à exportação, a SEK, e da Procuradoria
Geral da Fazenda. O valor total é de cerca de US$
5,4 bilhões, com oito anos de carência e 15
anos para o pagamento. O crédito cobrirá 100%
do contrato comercial, sem a necessidade de pagamento de
sinal, lembrando que o pagamento efetivo do financiamento
só ocorrerá após o recebimento da última
aeronave previsto para 2024. Esta etapa encerra
as negociações e inicia a fase de execução
do contrato comercial, permitindo o início da fabricação
dos novos caças, cuja primeira unidade deverá
ser entregue à FAB em 2019.
FAB
DEFINE PACOTE INICIAL DE ARMAMENTOS PARA O GRIPEN - 25/08/2015:
A
Força Aérea Brasileira pagará US$ 245
milhões por 70 mísseis e bombas de alta tecnologia
e 14 unidades de sistemas táticos de reconhecimento
e navegação para aeronaves, que serão
empregados nos novos caças Gripen. A Aeronáutica
não divulga os tipos e a quantidade de armas compradas
por considerar o dado uma informação "estratégica",
mas segundo fontes confiáveis, o pacote incluiria:
10 unidades do míssil ar-ar A-Darter operacionais
e 8 para treinamento; 10 unidades do míssil ar-ar
IRIS-T operacionais e 20 para treinamento; 20 kits
da bomba guiada Spice 1000 operacionais; 30 kits
da bomba guiada Spice 250 operacionais; 4 unidades do pod
de reconhecimento Reccelite II; e 10 unidades do pod
de navegação e designação de
alvos Litening G4.
APRESENTAÇÃO
OFICIAL DO GRIPEN E (ROLL OUT) - 18/05/2016:
A
SAAB apresentou oficialmente nesta data, em um evento em
sua sede na cidade de Linköping, o primeiro protótipo
do Gripen E (código 39-8) dos quatro que participarão
do programa de certificação da aeronave. Às
10h30, horário de Brasília, as cortinas se
abriram em um palco especialmente montado em um dos hangares
da fábrica. O aparelho será usado para integrar
os sistemas eletrônicos solicitados pelo Comando da
Aeronáutica, que incluem um datalink próprio
e um painel com apenas uma tela de grande tamanho Wide Area
Display (WAD), similar à desenvolvida para o F-35,
em desenvolvimento pela AEL Sistemas. Representando o Ministério
da Defesa, o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro-do-Ar
Nivaldo Luiz Rossato, ressaltou a importância do programa
em seu discurso. O primeiro caça Gripen E da Força
Aérea Brasileira será entregue em 2019, quatro
anos antes da primeira unidade operacional sueca.
ASSINATURA
DO ACORDO DE COMUNICAÇÕES - 11/08/2016:
O Gabinete de Segurança Institucional da Presidência
da República, na qualidade de Autoridade Nacional
de Segurança, e a Administração de
Material de Defesa do Reino da Suécia (FMV) realizaram,
em 11 de agosto de 2016, a assinatura do Acordo da Segurança
das Comunicações do Programa do Sistema Gripen.
O Acordo estabelece as diretrizes para a troca segura de
informações entre os dois países, em
prosseguimento ao referido programa, com o objetivo de realizar
a transferência de tecnologia para a fabricação
das futuras aeronaves de combate da Força Aérea
Brasileira.
AEL
FORNECERÁ HMD E WAD PARA A FAB
- 07/11/2016: O sistema avançado de visualização
integrado ao capacete (HMD - Helmet Mounted Display),
denominado Targo será fabricado e fornecido pela
empresa brasileira AEL Sistemas, subsidiária da israelense
Elbit Systems. Os pilotos equipados com o Targo serão
capazes de localizar, rastrear, identificar e combater melhor
os alvos aéreos e terrestres, uma vez que o sistema
proporciona maior consciência situacional e melhores
opções para ampliar a capacidade de combate.
Um visor integrado ao capacete exibe informações
de voo, tais como altitude e velocidade do ar, além
de indicar alvos e fornecer dados de rastreamento que ajudam
o piloto. Além de entregar o sistema HMD,
a AEL também fornecerá o Display Panorâmico
Inteligente (WAD – Wide Area Display) e o
HUD (Head- Up Display) para o Gripen NG
do Brasil.
CONTRATO
DE INTEGRAÇÃO DO MÍSSIL A-DARTER
- 19/11/2016: A Denel Dynamics recebeu recentemente
um contrato para integrar o míssil A-Darter aos
caças Gripen da Força Aérea Brasileira
(FAB). De acordo com o relatório anual da empresa,
no período 2015/16, informa que foi recebido um
contrato para “integrar o míssil nos aviões
brasileiros do programa F-X2". Devido à complexidade
do projeto, o Brasil foi incorporado como parceiro com
a participação de algumas empresas brasileiras,
entre elas Avibras (motores), Mectron (fabricação
dos mísseis) e Opto Eletronica. O
míssil de quase três metros de comprimento,
93 quilos, tem um alcance de aproximadamente 20 Km. Ele
pode ser designado para o alvo utilizando o radar da aeronave
de lançamento, através da cabeça
de busca do míssil, ou pelo HMD (Helmet
Mounted Display), que permite guiar o míssil
para alvos localizados atrás do
avião de lançamento.
EMBRAER
E SAAB INAUGURAM CENTRO DE PESQUISA - 22/11/2016: A
SAAB, empresa de defesa e segurança, e a Embraer
Defesa & Segurança inauguram hoje o Centro
de Projetos e Desenvolvimento do Gripen (Gripen Design
Development Network - GDDN), em Gavião Peixoto
(SP). O GDDN será o hub de desenvolvimento tecnológico
do Gripen NG no Brasil para a SAAB e a Embraer, junto
às empresas e instituições brasileiras
parceiras: AEL Sistemas, Atech, Akaer e Força Aérea
Brasileira, por meio de seu departamento de pesquisa DCTA.
O GDDN contempla o ambiente e os simuladores necessários
para o desenvolvimento dos caças. Além disso,
o GDDN está conectado à SAAB na Suécia
e aos parceiros industriais no Brasil, assegurando transferência
de tecnologia e desenvolvimento eficientes.
PRIMEIRO
VOO DO PROTÓTIPO DO GRIPEN E - 15/06/2017:
Nesta manhã foi realizado o primeiro voo do protótipo
do JAS 39E Gripen, como é designada oficialmente
a versão monoplace. A aeronave matrícula
39-8 decolou às 10:32hs do aérodromo da
SAAB, em Linköping, sob o comando do piloto de testes
Marcus Wandt, em um voo de 40 minutos que sobrevoou o
leste da região e cumpriu diversos parâmetros,
entre eles o recolhimento e a abertura do trem de pouso.
Estavam presentes diversas autoridades suecas e brasileiras,
como o Ministro da Defesa e o Comandante da Aeronáutica.
GRIPEN
E REALIZA VOO SUPERSÔNICO PELA PRIMEIRA VEZ
- 20/10/2017: A SAAB anunciou que o seu caça
inteligente Gripen E voou supersônico pela primeira
vez. O avião quebrou a barreira do som sobre o
Mar Báltico no 18 de outubro. O
Gripen E atingiu velocidades maiores do que a velocidade
do som, ultrapassando Mach 1, como parte do programa
de ensaios de voo. O objetivo era coletar dados da aeronave
quando alcançou e enquanto mantinha a velocidade
supersônica.
A aeronave sustentou a velocidade supersônica por
alguns minutos, enquanto realizava algumas manobras, demonstrando
a combinação bem sucedida de projeto do
caça e o seu poderoso motor.
BRASIL
PARTICIPA DE REUNIÃO DE USUÁRIOS DO GRIPEN
- 21/12/2017: Pela primeira vez, uma comitiva
brasileira participou da Gripen Users Group,
uma conferência do grupo de usuários do caça
Gripen. O evento aconteceu entre os dias 4 e 8 de dezembro
de 2017, em Praga, na República Checa, e contou
com a presença de representantes da Suécia,
Hungria, Tailândia, África do Sul, República
Checa. Em maio de 2018, o País será o anfitrião
do encontro. Segundo o Major-Brigadeiro Jefson Borges,
que liderou a comitiva brasileira, a partir de agora,
a FAB participará de todas as reuniões relativas
ao novo caça, não somente as do grupo de
usuários, mas também as de Treinamento de
Liderança Tática.
SAAB
APRESENTA FÁBRICA DE AEROESTRUTURAS NO BRASIL -
10/05/2018: A Saab Aeronáutica Montagens
(SAM) está situada na cidade de São Bernardo
do Campo, São Paulo, em um edificação
já pronta com uma área de aproximadamente
5 mil m², onde serão fabricados seis segmentos
aeroestruturais para o Gripen E. São eles:
o cone de cauda, os freios aerodinâmicos, o caixão
das asas, a fuselagem traseira e a fuselagem dianteira
para a versão monoposto e a versão biposto.
Até 2020 toda a estrutura fabril estará
montada para dar início a fabricação
dos componentes do Gripen, e assim, se preparando para
fazer parte da cadeia global de suprimentos da SAAB para
os mercados de defesa e civil. Em 2024, a SAM estará
com cerca de 200 funcionários altamente qualificados,
entre engenheiros e técnicos.
GRIPEN
E REALIZA O PRIMEIRO LANÇAMENTO DE MÍSSEIS
- 27/10/2018: O Gripen E concluiu com sucesso
os primeiros testes para verificar a capacidade de liberar
e lançar cargas externas. Os testes foram realizados
em outubro de 2018 no campo de testes em Vidsel, no norte
da Suécia. Os testes, conduzidos pela primeira
aeronave de teste Gripen E (designada 39-8), compreenderam
o alijamento de um tanque de combustível externo
e o disparo de um míssil IRIS-T ar-ar.
Esses são os passos mais recentes do programa de
ensaios em voo do Gripen E, os quais foram antecedidos
pelos testes de carregamento, realizados em julho. Fazem
parte do trabalho de integração de armamentos.
PRIMEIRO
GRIPEN E DA FAB NA LINHA DE MONTAGEM FINAL -
09/02/2019: Em vídeo produzido pela SAAB,
foram divulgadas as imagens dos novos quatro caças
Gripen E (monoplace), que se encontram na linha de produção,
entre eles, o primeiro da Força Aérea Brasileira
(FAB). O Gripen E brasileiro entrou no estágio
2 de montagem final, que acontece na fábrica de
Linköping, na Suécia, e tem previsão
do seu primeiro voo ocorrer em julho de 2019. Segundo
a empresa, no estágio 1 foi montada a maioria das
instalações de cabos e tubulações.
No estágio 2, começam as instalações
dos aviônicos, da APU (Unidade de Energia Auxiliar),
do motor, do radar, dos canards e do canopy.
PRIMEIRO
GRIPEN E DA FAB REALIZA PRIMEIRO VOO - 26/08/2019:
A Saab completou hoje um bem-sucedido primeiro voo com
o primeiro caça Gripen E Brasileiro. Às
14h41 (horário de Linköping; 9h41, horário
de Brasília), nesta data, o Gripen E, designado
pela empresa 39-6001, decolou em seu voo inaugural, conduzido
pelo piloto de testes da Saab, Richard Ljungberg. A aeronave
operou a partir do aeródromo da Saab em Linköping,
na Suécia. A duração do voo foi de
65 minutos e incluiu testes de manobrabilidade e qualidade
de voo em diferentes altitudes e velocidades. O principal
objetivo foi verificar que o comportamento da aeronave
estava de acordo com as expectativas.
BRASIL
RECEBE OFICIALMENTE O PRIMEIRO GRIPEN E DA FAB
- 10/09/2019: A empresa Saab entregou à
Força Aérea Brasileira (FAB) o primeiro
dos 36 caças Gripen. A cerimônia de entrega
ocorreu na manhã de hoje (10), na cidade de Linköping,
na Suécia, e contou com a presença do ministro
da Defesa, Fernando Azevedo, do comandante da Aeronáutica,
tenente-brigadeiro Antonio Carlos Moretti Bermudez, e
de autoridades brasileiras e suecas. Embora
já esteja em poder da Aeronáutica, o F-39E
Gripen só deve chegar ao Brasil em 2021, uma vez
que, a partir de hoje, o equipamento começa a ser
submetido, na Suécia, ao programa de testes. Pelos
próximos dois anos, o caça será submetido
a uma série de provas a fim de constatar que está
à altura das expectativas contratuais.
PILOTO
DA FAB VOA O PRIMEIRO F-39 GRIPEN E - 20/08/2020:
O Major Aviador Cristiano de Oliveira Peres,
piloto de provas da Força Aérea Brasileira
(FAB), realizou, nesta quinta-feira (20), na Suécia,
o primeiro voo de um piloto brasileiro no novo caça
F-39 Gripen E. A aeronave decolou do aeródromo
da SAAB em Linköping e sobrevoou o mar Báltico
por aproximadamente 50 minutos. A atividade faz parte
da verificação das qualidades de voo e pilotagem
da aeronave. O militar explica que a preparação
para o voo desta quinta-feira foi intensa. Ele está
desde janeiro em Linköping e tem passado por uma
série de treinamentos que o qualificaram para a
pilotagem. Entre eles, o estudo da documentação
técnica do F-39 Gripen e muitas horas de treinamento
em simuladores.