Soldado do Exército iraquiano

Atuação: Guerra Irã-Iraque - 1980



Em setembro de 1980, o Iraque começou uma guerra com o Irã, tendo como estopim conflitos de fronteira, onde os iraquianos reivindicavam a posse de territórios e a navegação pelo rio Chatt-el-Arab única saída de seu país para o mar. O dinheiro proveniente da grande produção de petróleo possibilitou ao Iraque a aquisição de todo equipamento necessário para armar seus soldados.


Seu Exército possuía um contingente de 180.000 homens e 250.000 reservistas, organizado em quatro divisões de blindados, com 2.000 blindados pesados de fabricação soviética, duas mecanizadas, quatro de infantaria, além das brigadas de forças especiais e da Guarda Republicana. Apesar de alguns êxitos iniciais, os iraquianos se viram diante de um inimigo com determinação fanática e uma bravura quase suicida e tiveram que sustentar longas e custosas batalhas, com pesadas baixas para ambos os lados.


Em meados de 1983 o Iraque já se encontrava em posição defensiva, preocupado apenas com os contra-ataques do Exército iraniano. Esta situação perdurou até 1988 quando a guerra terminou, sem a conquista dos objetivos desejados por Saddam Hussein. Apesar do apoio soviético, o mau desempenho das tropas iraquianas demonstrou as muitas fraquezas de seu Exército como instituição de combate, que novamente se evidenciaria na Guerra do Golfo, em 1990, quando as forças aliadas, sob o comando dos EUA, precisaram de somente 100 horas de combate para libertar o Kuwait.


O militar, cabo do Exército iraquiano, usa uniforme leve de brim cáqui, adequado ao clima da região onde se travou a guerra Irã-Iraque. Suas botas de lona e borracha são também leves e apropriadas para o deserto. As duas listras na manga indicam o posto e a águia dourada do emblema na frente da boina é o símbolo nacional do Iraque. A maioria das armas e do equipamento era fornecida pela ex-União Soviética, fabricante do fuzil de assalto AKMS de 7.62 mm e dos bolsos carregadores presos ao cinto.

 



www.militarypower.com.br
Sua revista digital de assuntos militares