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Destróier Type 052D - China
Os destróieres de defesa aérea Type 052D (classe Luyang-III, como designado pela OTAN), estão sendo construídos pelos estaleiros Changxingdao-Jiangnan (JNCX) e Dalian Shipbuilding Industry Company (DSIC) para a Marinha chinesa (People's Liberation Army Navy - PLAN). O primeiro navio da classe, DDG-172 Kunming, foi lançado em agosto de 2012 e comissionado em março de 2014. Foi seguido por mais 12 unidades, construídas e comissionadas no período de 2014 a 2019. Uma versão de maior comprimento, comumente e não oficialmente designada como Type 052DL, tem um convés de voo extendido em 4 metros que pode receber helicópteros de porte médio, como o Z-20, fabricado pela Harbin Aircraft Industry, com aparência e desempenho muito semelhantes ao UH-60 Black Hawk americano, do qual a variante civil S-70C-2 tem sido usado pelo Exército chinês (People's Liberation Army - PLA) desde 1984. A primeira unidade da versão Type 052DL, designado DDG-156 Zibo, foi comissionada em 2020 e mais onze navios foram construídos e entregues ao serviço ativo até 2022. Portanto, atualmente a Marinha chinesa possui 25 destróieres desta classe, sendo treze da versão Type 052D e doze da versão Type 052DL, em uma impressionante taxa de construção de 3 a 4 navios por ano. Os destróieres incorporam um design mais aprimorado, para torná-los mais furtivos, bem com sensores e armas modernos. Seu layout difere ligeiramente daquele da classe anterior, o Type 052C, pois sua superestrutura inclina para dentro em um ângulo maior para obter uma seção transversal de radar (RCS - Radar Cross Section) reduzida. O convés de voo na popa possui um hangar e pode acomodar um único helicóptero Kamov Ka-28 ou Harbin Z-9C. Em ambos os lados do hangar há um sistema para lançamento de lanchas ou bote de casco rígido, para equipes de intervenção e abordagem de navios suspeitos. O destróier também conta com um novo sistema integrado conjunto de data link (JSIDLS - Joint Service Integrated Data Link System), semelhante ao Link 16 usado pelos países membros da OTAN. Seu comprimento é de 156 m (161 na variante DL), com 18 m de boca e calado de 6,5 m. O deslocamento, com carga máxima, é de 7.500 toneladas e sua tripulação é composta por 280 efetivos, entre marinheiros e oficiais. Os Type 052D estão equipados com um sistema de lançamento vertical multiuso, divididos em dois conjuntos de 32 células com um na popa e outro na proa logo atrás do canhão principal, capazes de disparar mísseis de cruzeiro CJ-10, mísseis superfície-ar de longo alcance (SAM) série HHQ-9, mísseis superfície-ar de médio alcance HQ-16 e DK-10A, mísseis antinavio YJ-18/YJ-83, bem como mísseis antissubmarinos série CY-5. Também integra dois lançadores triplos para torpedos Yu-7 e quatro lançadores, com 18 tubos cada, para disparar foguetes despistadores (decoy rockets). O canhão principal instalado no convés da proa é um H/PJ-38, calibre de 130mm, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa de Engenharia de Zhengzhou. O navio também é armado com um sistema de armas de curto alcance H/PJ-12 de 30mm (CIWS - Close-in Weapon System), um canhão rotativo de sete tubos, que pode disparar a uma taxa de 10.000 tiros por minuto. Os Type 052D possuem quatro radares de matriz ativa multifuncionais Tipo 346A, incluindo um radar de busca de altitude e superfície Tipo 364, um radar de busca e mira de superfície Tipo 366, um radar de busca aérea Tipo 517H, um radar de navegação Tipo 760 e um radar de controle de fogo Tipo 349A. O conjunto de sensores também inclui sonar montado no casco MGK-335MS-E, sonar de matriz ativa (TAS) rebocado, sonar de profundidade variável (VDS), sistema optrônico Tipo IR-17 e sistema de contra-medidas eletrônicas. Seu sistema de propulsão combinado a diesel ou gás (CODOG) é integrando duas turbinas a gás QC-280 e dois motores a diesel MTU 20V 956TB92. Cada turbina a gás gera uma potência de 37.950 hp, enquanto cada motor a diesel desenvolve uma potência máxima de 8.250 hp. A embarcação emprega os motores a diesel para navegação em baixa velocidade, enquanto as turbinas a gás são usadas para atingir velocidades maiores, possibilitando atingir até 30 nós de velocidade máxima. Segundo estudos do Instituto Naval dos Estados Unidos, os destróieres da classe Type 052D são considerados os mais avançados e poderosos navios em operação atualmente na Marinha chinesa (PLAN).
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